segunda-feira, 25 de julho de 2011

A Radiografia das Bancas


       Um grande amigo meu, o professor Alisson Rocha, costuma dizer (e eu ratifico) que, para você conseguir sua aprovação, é preciso conhecer seu inimigo: A BANCA ELABORADORA! Ele costuma, de uma forma muito engraçada, falar que é preciso fazer a radiografia da banca. 
           Sabem, muita razão ele tem ao assim falar (olha que chique essa inversão sintática). Tanto, que resolvi criar um post sobre a radiografia das bancas com relação, evidentemente, ao conteúdo de Língua Portuguesa.
            Vamos, então, pensar sobre as características essenciais de cada banca (em posts separados)




Nosso alvo


         O Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (ou CESPE para os concursandos) realiza algumas das provas mais "populares" que são utilizadas para examinar os candidatos a um cargo público. A estrutura de prova mais comum utilizada pela banca é a do formato "certo e errado", algo interessante para quem está acostumado a resolver apenas provas de múltipla escolha. Pode ficar tranquilo, caro guerreiro concursando, pois não há nada de difícil nessa formatação. Para ficar acostumado ao padrão da prova e conseguir resolver as questões sem erros ou inconvenientes, recomendo o exercício de três ou quatro blocos de trinta ou quarenta questões da banca.
           Quanto ao nível que a banca apresenta, há três básicos: "idiota", "legal" e "capetótico". Sua torcida deve, sempre, ser para que a prova esteja no nível capetótico, pois, dessa forma, nem todo mundo consegue gabaritar. O problema é que, às vezes, você se enquadra nesse grupo.
              Bem, deixando de trololós, vamos entender como a banca estrutura suas questões.

            Quanto à MORFOLOGIA

  • As conjunções são as rainhas da banca, principalmente as coordenativas adversativas e as subordinativas adverbiais concessivas. Fique atento às questões que pedem para você trocar uma conjunção por outra. Verifique se há mudança de sentido, se a concordância verbal é mantida. Assim, você mata a questão.
  • A categoria dos pronomes merece atenção especial, portanto, vamos dividir o comentário. Os demonstrativos costumam cair nas questões que focalizam a retomada textual, ou seja, para que elemento ou segmento de texto cada pronome aponta. O jogo de sentido entre esse e este é fundamental para essa compreensão.
  • Os pronomes relativos costumam cair em questões de substituição, nas quais você precisa entender se pode permutar os termos em questão. Cuidado! O pronome cujo costuma facilitar a resposta para os concursandos escolados no Português.
  • Os pronomes oblíquos átonos aparecem nas questões mais simples. Geralmente, basta saber que não se troca "o" e "a" por "lhe" que tudo fica sossegado!
  • As preposições são cobradas nas questões de REGÊNCIA VERBAL e NOMINAL, bem como nas questões relativas ao emprego do acento grave indicativo de CRASE. Decore-as para um bom desempenho. Costumeiramente, as questões que tematizam as preposições pedem para avaliar as possíveis permutas entre preposições e/ou supressão delas na sentença.
  • Os verbos aparecem em dois tipos de questão: flexão de voz passiva sintética para voz passiva analítica sem mudança de sentido; e CONCORDÂNCIA VERBAL (para a banca CESPE ficar de olho na forma "trata-se de")
         Quanto à SINTAXE:

  • Sabendo encontrar SUJEITO e COMPLEMENTO VERBAL (OBJETO) já responde 90 % das questões.
         Quanto à SEMÂNTICA: 

  • Compreender a diferença entre CONOTAÇÃO e DENOTAÇÃO garante o acerto de suas questões.


  E O RESTO, Pablo? 

 Fica para o próximo post! A banca é importante, sua análise também o é! Até a próxima!



FORÇA GUERREIROS! 

4 comentários:

  1. Muito legal seu post, nos ajuda nesse mundo complicado da gramática, mas com sua orientação tudo fica mais fácil!!
    (Puxa saco, eu, né?)
    Valeu Pablo.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Karen! Vamos, juntos, desvelar todos os meandros da Língua Portuguesa.

    ResponderExcluir
  3. Mais importante do que saber é saber "o que" saber!
    Repetitivo mas verdadeiro.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    No momento que eu estudava a parte de pronomes,
    visualizei uma forma bem fácil para decorar, olha só:
    A classe de pronomes são sete - Pessoais, indefinidos, demonstrativos, relativos, interrogativos e possessivos.
    Formando a sigla PIDRIP, assim é possível montar a árvore a partir da sigla. Fica a sugestão que me ajudou a decorá-las.

    at

    ResponderExcluir