sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Paralelismo


 Vamos tentar entender o que é Paralelismo? Túlio, esse post é para você!

 Bem, quando escrevemos ou falamos, percebemos que algumas construções parecem se encaixar perfeitamente, deixando a construção harmônica e compreensível. Entretanto, em outras situações, temos a impressão de que falamos ou escrevemos sentenças sem a menor conexão. Isso ocorre devido à inobservância dos casos de PARALELISMO. 

   Pense na imagem que coloquei logo abaixo do título do post. Quem é que consegue caminhar por aquela ponte quebrada? Seria algo muito difícil tentar. Exigiria o emprego de saltos, esforços grandiosos para agarrar-se à ponte (ou o que sobrou dela). Estão faltando naquela construção os madeiros (sim, é correto falar assim) que ficam paralelos. 

  Ocorre o mesmo com a linguagem. Vamos observar um exemplo:

 A cidade não só perdeu muito prestígio com o escândalo relacionado ao prefeito. Os eleitores ficaram extremamente decepcionados com o evento. 

  Para os olhos menos treinados, parece uma sentença perfeitamente lógica e com construção elegante. Mas, na verdade, está uma porcaria! Dói como uma faca no rim do professor de Gramática. 
  Tente entender, guerreiro concursando, que houve a quebra de uma estrutura sintática na sentença. 

    Eita! Qual estrutura? 

    Observe: 

 A cidade não só perdeu muito prestígio com o escândalo relacionado ao prefeito. Os eleitores ficaram extremamente decepcionados com o evento. 

 Há o início da estrutura de encadeamento sintático para um oração aditiva. Ou seja, existe a locução conjuntiva "não só...", porém seu par (mas também) foi totalmente esquecido na redação do período. Não se pode fazer isso! É prejudicial para o entendimento do texto e para a estrutura sintática. 


 Em resumo, entendamos o seguinte:


 A quebra de paralelismo é prejudicial, por isso os itens a seguir devem ser observados com cautela:



  • Correlação de tempos e modos verbais;
  • Relação entre conjunções (alternativas, aditivas, proporcionais etc)
  • Estruturas sintáticas que iniciam argumentos: em primeiro lugar (deve haver um segundo); por um lado (deve haver o outro), inicialmente (deve haver posteriormente) etc.
  • Relações de sinonímia (hipônimos e hiperônimos).
  Até o próximo post!

 FORÇA GUERREIROS!

7 comentários:

  1. Professor Pablo, tenho uma dúvida sobre uma questão do concurso da UNIOESTE.
    título
    *FIEP LANÇA MOVIMENTO PELA REFORMA TRIBUTÁRIA*

    1. Com relação ao título do texto, pode-se afirmar:
    alternativa D. O movimento lançado pela Fiep objetiva fazer com q a reforma tributária aconteça o mais cedo possível, sendo, portanto, favorável a ela.
    E. O leitor não precisa saber o que significa a sigla ¨FIEP¨, pois este saber não interfere numa leitura mais ou menos adequada do texto.

    No gabarito provisório está correta a alternativa D, mas apenas pelo título da para afirmar isto^

    ResponderExcluir
  2. Outra duvida..
    A campanha da Fiep apresenta a figura da ¨Sombra do Imposto¨, que personifica a característica onipresente dos tributos. Além de ilustrar a cartilha, a Sombra do Imposto vai aparecer em peças na tevê, internet, jornais e revistas. O vice-presidente da Fiep, Edson Campagnolo, explica que a primeira fase da campanha visa mostrar que todas as pessoas pagam impostos e que são esses recursos, recolhidos pelo governo, que sustentam os serviços públicos, como educação,saúde e segurança.
    3 - Com relação ao segundo parágrafo, é INCORRETO afirmar:
    B. O autor, com razão, afirma que a sombra personifica os tributos, porque, embora ela não seja uma pessoa, assume características humanas.
    C. A expressão ¨Sombra do Imposto¨ aparece entre aspas, porque o autor quer dar destaque a ela e não porque ela pertence a outra pessoa.

    No gabarito está a letra C como errada, mas esta alternativa B tbém não esta incorreta^

    O recurso é ate amanhã (19) as 17hr.
    Obrigada Prof.

    ResponderExcluir
  3. Veja bem, Mônica, as duas questões estão corretas.
    A primeira está justificada, unicamente, em razão da preposição "por" que está combinada com o artigo "a", formando "pela reforma tributária". Isso significa que o movimento posiciona-se favoravelmente à reforma.

    A Segunda questão também encontra justificativa para seu gabarito, uma vez que a alternativa B está correta. Se você vir as primeiras duas linhas do trecho que colou aqui no post, perceberá que o autor afirma o fato do termo "sombra do imposto" personificar características dos tributos. Personificar é atribuir características humanas a seres não-humanos. Uma figura de linguagem, é claro. O seu conhecimento, porém, era imprescindível para a resolução dessa questão!.

    Espero ter esclarecido sua dúvida!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Professor, ajudou sim!
    Preciso ESTUDAR MAAAAAAIS Português... ai ai!
    Rumo ao INSS :)

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado Prof. Pablo, Ficou bem na nossa linguagem. Valeeeeu.

    ResponderExcluir
  6. O cabeça, me diga uma coisa, uma vez tu mencionaste em aula um livro, provavelmente Português para Concursos, referindo-se à ele como sendo adequado para bocós iniciantes como eu. O problema, cabeça, é que existem muitos "portugueses para concursos". Posta o nome do autor ou editora ou ISBN, porque estou comprando uns livros e quero aproveitar o frete grátis.
    Valeu cabeça.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  7. Esse aqui é muito massa: http://www.editorametodo.com.br/produtos_descricao.asp?codigo_produto=1752

    Não o mais organizado, mas ajuda bastante!

    ResponderExcluir