sexta-feira, 8 de julho de 2011

Um remédio para a acentuação - ACENTIL

Queridos guerreiros concursandos,

Quantos de vocês possuem dificuldades em decorar as maravilhosas regras de acentuação? Bem, vamos acabar com os problemas. O primeiro remédio da minha "Gramática Farmacológica" está aqui: o ACENTIL!

Sim, é uma tabela com regras de acentuação! E você, certamente, vai fazer uso dela. Eis a posologia: durante sete dias, recomendo a leitura três vezes ao dia (manhã, tarde, noite) desse esquema que preparei cuidadosamente para você. Ao final do tratamento, é claro que você terá aprendido o necessário para acabar com quaisquer dúvidas na hora de responder as questões relacionadas ao conteúdo de acentuação. Eu garanto!

Na verdade, a questão de acentuação serve apenas para você garantir pontuação, uma vez que é a de perfil mais previsível e mais fácil de se responder. Há, portanto, dois tipos mais recorrentes de questões desse conteúdo:

O primeiro tipo: comparação de regras.

Aqui, você precisa olhar para as palavras e verificar se a regra que justifica sua acentuação é a mesma, ou se há diferentes padrões. A dica para arrebentar é: fique de olho na tonicidade da palavra. A banca CESPE, por exemplo, tem mania de colocar uma PROPAROXÍTONA, ao lado de uma PAROXÍTONA.

O segundo tipo: justificar a acentuação.

Aqui, basta conhecer a regra e verificar se a justificativa dada pelo texto da prova tem fundamento, ou seja, se a regra existe. Caso apareça a palavra AMAZÔNICO e a justificativa seja: "palavra que possui a antepenúltima sílaba tônica" quer dizer que está certinho, pode marcar bem contente.


Esta dica é especial para os concursandos que hão de realizar provas da banca CESPE/UnB: a regra das PROPAROXÍTONAS é especial para você, pois, na maior parte dos casos é com ela que você consegue resolver a questão.

Enfim, estude, meu amigo, estude muito. Siga o conselho de tomar o ACENTIL três vezes ao dia e venha me dizer se não foi eficaz.

PARA VOCÊ QUE VAI COPIAR MINHA TABELA, PELO MENOS TENHA A DECÊNCIA DE CITAR A FONTE!

Aí vai o medicamento patenteado do Prof. Pablo Jamilk





FORÇA GUERREIROS!

Pablo Jamilk - Professor de Língua Portuguesa e Redação Oficial

8 comentários:

  1. Professor Pablo como é dividida a língua portuguesa?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, João, há muitíssimas divisões dentro de um sistema linguístico, principalmente porque quando se fala em Língua Portuguesa, fala-se, necessariamente, em todos os registros que se verificam nos países lusófonos (que se valem da Língua Portuguesa), além das manifestações literárias, das relações intersticiais que há entre cultura e uso da língua. Em razão disso, seria muito simplista de minha parte reduzir toda a Língua Portuguesa em 7 ou 8 segmentos. Mas vou pensar em uma postagem focalizando tal assunto. Obrigado pela pergunta.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a receita, muito boa,

    Valeu Prof!!

    ResponderExcluir
  5. Pablo! Eu pus em prática outra sugestão que você deu em aula, e foi ótimo pra mim!!
    Peguei alguns exercícios de acentuação e não apenas os resolvi, como justifiquei a acentuação de cada umas das palavras que constavam no exercício. Muito bom! Obrigada!!

    Ah, e quero aproveitar a oportunidade para tirar uma dúvida!!
    Estou resolvendo umas questões de crase... e me deparei com essa frase:
    ..."resta impotente quando ao valor econômico se superpõe ...... afeição."

    a resposta diz que não leva crase... não consegui entender porquê...

    Obrigada pelas ajudas!! :D

    ResponderExcluir
  6. nossa, descobri o porquê... kkkkk eu passei despercebida pelo ...quando "ao" valor... putz, eu tinha lido: ... quando o valor...

    Bom, de qualquer forma, muito obrigada... com certeza haverão outras dúvidas!!

    ResponderExcluir
  7. Valeu Professor 10 essa tabelinha. Ando com ela no bolso.

    ResponderExcluir