sábado, 2 de julho de 2011

Uma mão para os concursandos iniciantes no Português




Glossário para estudar Português

Para os iniciantes no estudo da Língua Portuguesa com foco nos concursos públicos, é comum haver dificuldade em lembrar alguns termos necessário ao entendimento dos conteúdos. Pensando nisso, segue uma pequena lista de palavras necessárias para o estudo bem-realizado da Língua Portuguesa. Por favor, meu aluno, carregue este glossário consigo sempre. Desse modo conseguirá ter clareza enquanto estuda o conteúdo.

LÍNGUA PORTUGUESA: é nossa maravilhosa língua. No sentido lato, quando se fala “estamos estudando Língua Portuguesa” quer dizer que estamos investigando algum aspecto dentro do sistema linguístico em questão.
GRAMÁTICA: é o conjunto de regras que utilizamos para estudar o uso que se faz de determinada língua.
FONÉTICA e FONOLOGIA: é o segmento da GRAMÁTICA que estuda a produção e articulação dos sons da língua. Nessa área você ouvirá termos como “consoante surda”, “consoante sonora”, “fricativa” etc. Exige muito do estudante, mas é um segmento apaixonante de se estudar.
MORFOLOGIA: é o segmento da GRAMÁTICA que investiga o aspecto formal, ou seja, como uma palavra é formada: sua estruturação e classificação. Aqui você tem contato com os processos de formação (prefixação, sufixação etc.) além das 10 classes de palavras. Apenas para relembrar, elas são:
Artigo;
Adjetivo;
Advérbio;
Conjunção;
Interjeição;
Numeral;
Preposição;
Pronome;
Substantivo;
Verbo.
SINTAXE: é o segmento da GRAMÁTICA que investiga a relação entre as palavras em um período, ou seja, a preocupação aqui é com a FUNÇÃO que os termos exercem entre si. Nesse segmento é comum ouvir termos como SUJEITO, PREDICADO, AJUNTO ADVERBIAL, OBJETO DIRETO, OBJETO INDIRETO
SEMÂNTICA: é o segmento da GRAMÁTICA que investiga as relações de sentido que as palavras exercem em determinados contextos. Termos como CONOTAÇÃO, DENOTAÇÃO, SINÔNIMOS, ANTÔNIMOS e PARÔNIMOS.

Bem, esses são elementos genéricos para o estudo de vocês, meus guerreiros concursandos. Até o próximo post.

FORÇA GUERREIROS!



Prof. Pablo Jamilk

2 comentários:

  1. Pablo muito obrigado me ajudou muito vlw

    ResponderExcluir
  2. Olá professor, obrigada pelas dicas. Gostaria de dar uma sugestão de postagem. A respeito de questões que pedem substituição de trechos conservando formato sintatico e semânico. Esse é um assunto bem recorrente, aparentimente fácio mas que nunca descobrir uma regra eficiente a ponto de fazer uma prova e acertar todas as questão que envolve o tema. obri

    ResponderExcluir