sábado, 6 de agosto de 2011

Continuação da radiografia da Banca Cespe/UnB

      Havia falado, no último post, sobre alguns detalhes que se deve ter em mente para resolver provas da banca Cespe/UnB. Preciso acrescer mais alguns itens, portanto prestem atenção:

  • Questões de Concordância Verbal: basta buscar o núcleo do sujeito (se houver sujeito expresso) e fazer a concordância com o verbo. O caso é que, geralmente, nas provas da Cespe o sujeito está posposto (colocado depois) do verbo. Nada muito difícil, é só ter noção da ordem SVC - Sujeito / Verbo / Complemento. Muito cuidado, ainda, com o termo "trata-se de", na maior parte dos casos, invariável.
  • Questões de Regência Verbal e Nominal: a maior parte das questões focaliza os casos de crase, mas quando isso não acontece, é necessário prestar atenção às preposições colocadas após verbos e termos do grupo nominal, pois isso auxilia o concursando a perceber se há transitividade direta ou indireta na palavra em questão.
  • A interpretação de textos da banca Cespe é, realmente, sem-vergonha: não que seja difícil, porém costuma apoiar-se em questões mínimas dos textos, ou seja, pode a alternativa parecer extremamente certa, mas uma palavra que indica generalização já a torna errada. Aqui, a dica é única: atenção.

       Bem, queridos guerreiros concursandos, sei que fiquei algum tempo sem postar, mas é o trabalho que faz isso  conosco, hehe. Espero que tenham gostado dessa humilde análise de banca e que ela possa ajudá-los em suas batalhas futuras.

Até o próximo post!

                                                                FORÇA GUERREIROS!

2 comentários: