quarta-feira, 13 de julho de 2011

Como estudar Língua Portuguesa para concursos?

      O concursando que ouve o meu amigo professor Evandro Guedes advogando em relação à Língua Portuguesa fica se perguntando por que razão essa criatura tanto fala em Português? Simples: pois ele (Português) ou ela (Língua Portuguesa) – como queira – é a chave para a aprovação em um concurso público. Basta usar um pouco da razão: de 2010 até agora, a prova que apresentou menos questões de Português possuía 15 questões. Enquanto as outras matérias precisam se unir para somar 26, 30 questões, o nosso conteúdo parceiro (porque é isso que a Língua Portuguesa é) chega a possuir 45 questões em uma prova.
         A pergunta que resta, então, é: como eu faço para estudar e aprender Português? Eu respondo, meu companheiro concursando: você precisa encontrar suas deficiências para criar um cronograma de fortalecimento dos conceitos necessários para iniciar e progredir com o conteúdo em questão. Diante disso, vamos ao que interessa! Ajudarei você a definir seu perfil como estudante de Língua Portuguesa.


A identificação

Há 3 tipos de concursandos em relação ao conhecimento de Língua Portuguesa:



O que acha que já sabe: esse é o pior tipo de estudante. Ele pensa que não precisa estudar Língua Portuguesa. Passou pelo Ensino Médio, formou-se em Direito (na maior parte das vezes, sem preconceito), portanto já sabe tudo de que precisa para ser aprovado num concurso. Legal, daí surge uma questão tematizando processos de estruturação e formação de palavras, perguntando algo sobre derivação parassintética. Esse é o momento em que ele se desespera e o professor ri, porque quem não estuda tem que se ferrar mesmo! Se você é desses que já pensa estar preparado para todas as provas, pense novamente! Ninguém está, é sempre preciso continuar estudando.

O que tem alguma noção: esse aluno pode se desenvolver a contento. Basta, inicialmente, identificar suas deficiências que, muito provavelmente, estão relacionadas à MORFOLOGIA e à SINTAXE. Feito isso, o estudante pode fortalecer sua base para progredir facilmente no estudo do Português.


O que pensa estar na “desgraceira total”: esse é o melhor tipo de estudante, pois ele consegue absorver tudo, ou quase tudo que o professor transmite. É possível criar um “mapa mental” na cabeça desse estudante e fazê-lo progredir estruturando os conhecimentos. Se você é esse aluno, fique tranquilo, eu garanto que posso tirar você do patamar da “desgraceira total” e levá-lo a gabaritar uma prova de Língua Portuguesa.








A organização




         Em primeiro lugar, é imprescindível entender que, sem dedicação, não há resultado. Ao menos 20 horas semanais devem ser empregadas para o estudo de Português. Em segundo lugar, verificar quais são os melhores horários para se dedicar ao estudo em questão. Eu sugiro que você divida seu tempo de estudo em 40% para a parte teórica, ou seja, ler e reler os conteúdos acompanhar as minhas postagens no blog www.pablojamilk.blogspot.com, fazer resumos etc, e 60% para a parte prática, quer dizer, para os maravilhosos EXERCÍCIOS. Passar em concurso público é como malhar: sem puxar muito “ferro”, não é possível crescer.

     Comece pela boa e velha divisão de análise: FONÉTICA, MORFOLOGIA, SINTAXE e SEMÂNTICA. Construa a boa base da MORFOLOGIA, sem ela, é impossível entender os demais conteúdos. Dentro desse segmento, destaco uma atenção especial para o reconhecimento e o emprego das classes de palavras, principalmente o emprego de PRONOMES, PREPOSIÇÕES, CONJUNÇÕES, VERBOS E ADVÉRBIOS. Quem faz prova da banca CESPE já sabe do que eu estou falando. Sempre, SEMPRE há alguma questão sugerindo a troca de um “que” por um “cujo”, ou a preposição “a” pela preposição “de” etc. O aluno que “manja” de MORFOLOGIA sempre se sai bem em provas de concurso.

         Não se pode esquecer, posteriormente da maravilhosa SINTAXE. Reconhecer a função dos termos dentro da sentença é imprescindível para bem compreender a estruturação do texto bem como os sentidos por ele trazidos. Em poucas palavras, saiba identificar as categorias de SUJEITO, PREDICADO, APOSTO e ADJUNTOS ADVERBIAIS. Desse modo, é possível resolver, além das questões de análise sintática, também as de pontuação, uma vez que existem regras específicas para a colocação dos termos citados anteriormente na sentença.

Resumos e tabelas

        Para facilitar sua absorção do conteúdo, a cada novo item que você estudar, crie uma tabela para fixar os conceitos. Digo uma tabela, mas pode ser um esquema simples, um organograma, qualquer coisa que permita a você criar um “mapa mental”, pois é disso que nos lembramos na hora de resolver a prova. Como o professor Evandro Guedes, eu também defendo a teoria dos ULTIMOS DEZ DIAS. Nesse período, você deve apenas resolver exercícios e reler suas tabelas e resumos, para que crie o “clima” de concentração como o da final de um campeonato.

Palavra final

        Caro guerreiro concursando, por mais difícil que pareça ser o conteúdo, nunca se pode desistir de estudar. Lembre-se de que “se você desistir da Língua Portuguesa, ela também vai desistir de você”. Eu garanto, meu amigo, que se você seguir os passos mencionados acima, é possível gabaritar a prova de Português.

Bons estudos, vamos em frente!



FORÇA GUERREIROS!

4 comentários:

  1. meu nome é Gleise e te darei notícias o ano que vem. Vou iniciar uma nova etapa na minha vida. obrigada

    ResponderExcluir
  2. Caro Pablo, Comecei me interessar na língua portuguesa com seu incentivo. Após assistir sua aula no presencial e você me indicou um livro de bolso chamado "gramática descomplicada" continuo os estudo.......abraço......Alfartanos FORÇAAAA.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir