O concursando que ouve o meu amigo professor Evandro Guedes advogando em relação à Língua Portuguesa fica se perguntando por que razão essa criatura tanto fala em Português? Simples: pois ele (Português) ou ela (Língua Portuguesa) – como queira – é a chave para a aprovação em um concurso público. Basta usar um pouco da razão: de 2010 até agora, a prova que apresentou menos questões de Português possuía 15 questões. Enquanto as outras matérias precisam se unir para somar 26, 30 questões, o nosso conteúdo parceiro (porque é isso que a Língua Portuguesa é) chega a possuir 45 questões em uma prova.
A pergunta que resta, então, é: como eu faço para estudar e aprender Português? Eu respondo, meu companheiro concursando: você precisa encontrar suas deficiências para criar um cronograma de fortalecimento dos conceitos necessários para iniciar e progredir com o conteúdo em questão. Diante disso, vamos ao que interessa! Ajudarei você a definir seu perfil como estudante de Língua Portuguesa.
A identificação
Há 3 tipos de concursandos em relação ao conhecimento de Língua Portuguesa:
O que acha que já sabe: esse é o pior tipo de estudante. Ele pensa que não precisa estudar Língua Portuguesa. Passou pelo Ensino Médio, formou-se em Direito (na maior parte das vezes, sem preconceito), portanto já sabe tudo de que precisa para ser aprovado num concurso. Legal, daí surge uma questão tematizando processos de estruturação e formação de palavras, perguntando algo sobre derivação parassintética. Esse é o momento em que ele se desespera e o professor ri, porque quem não estuda tem que se ferrar mesmo! Se você é desses que já pensa estar preparado para todas as provas, pense novamente! Ninguém está, é sempre preciso continuar estudando.
O que tem alguma noção: esse aluno pode se desenvolver a contento. Basta, inicialmente, identificar suas deficiências que, muito provavelmente, estão relacionadas à MORFOLOGIA e à SINTAXE. Feito isso, o estudante pode fortalecer sua base para progredir facilmente no estudo do Português.
O que pensa estar na “desgraceira total”: esse é o melhor tipo de estudante, pois ele consegue absorver tudo, ou quase tudo que o professor transmite. É possível criar um “mapa mental” na cabeça desse estudante e fazê-lo progredir estruturando os conhecimentos. Se você é esse aluno, fique tranquilo, eu garanto que posso tirar você do patamar da “desgraceira total” e levá-lo a gabaritar uma prova de Língua Portuguesa.
A organização
Em primeiro lugar, é imprescindível entender que, sem dedicação, não há resultado. Ao menos 20 horas semanais devem ser empregadas para o estudo de Português. Em segundo lugar, verificar quais são os melhores horários para se dedicar ao estudo em questão. Eu sugiro que você divida seu tempo de estudo em 40% para a parte teórica, ou seja, ler e reler os conteúdos acompanhar as minhas postagens no blog www.pablojamilk.blogspot.com, fazer resumos etc, e 60% para a parte prática, quer dizer, para os maravilhosos EXERCÍCIOS. Passar em concurso público é como malhar: sem puxar muito “ferro”, não é possível crescer.
Comece pela boa e velha divisão de análise: FONÉTICA, MORFOLOGIA, SINTAXE e SEMÂNTICA. Construa a boa base da MORFOLOGIA, sem ela, é impossível entender os demais conteúdos. Dentro desse segmento, destaco uma atenção especial para o reconhecimento e o emprego das classes de palavras, principalmente o emprego de PRONOMES, PREPOSIÇÕES, CONJUNÇÕES, VERBOS E ADVÉRBIOS. Quem faz prova da banca CESPE já sabe do que eu estou falando. Sempre, SEMPRE há alguma questão sugerindo a troca de um “que” por um “cujo”, ou a preposição “a” pela preposição “de” etc. O aluno que “manja” de MORFOLOGIA sempre se sai bem em provas de concurso.
Não se pode esquecer, posteriormente da maravilhosa SINTAXE. Reconhecer a função dos termos dentro da sentença é imprescindível para bem compreender a estruturação do texto bem como os sentidos por ele trazidos. Em poucas palavras, saiba identificar as categorias de SUJEITO, PREDICADO, APOSTO e ADJUNTOS ADVERBIAIS. Desse modo, é possível resolver, além das questões de análise sintática, também as de pontuação, uma vez que existem regras específicas para a colocação dos termos citados anteriormente na sentença.
Resumos e tabelas
Para facilitar sua absorção do conteúdo, a cada novo item que você estudar, crie uma tabela para fixar os conceitos. Digo uma tabela, mas pode ser um esquema simples, um organograma, qualquer coisa que permita a você criar um “mapa mental”, pois é disso que nos lembramos na hora de resolver a prova. Como o professor Evandro Guedes, eu também defendo a teoria dos ULTIMOS DEZ DIAS. Nesse período, você deve apenas resolver exercícios e reler suas tabelas e resumos, para que crie o “clima” de concentração como o da final de um campeonato.
Palavra final
Caro guerreiro concursando, por mais difícil que pareça ser o conteúdo, nunca se pode desistir de estudar. Lembre-se de que “se você desistir da Língua Portuguesa, ela também vai desistir de você”. Eu garanto, meu amigo, que se você seguir os passos mencionados acima, é possível gabaritar a prova de Português.
Bons estudos, vamos em frente!
FORÇA GUERREIROS!
Pablo, parabéns pelo trabalho.
ResponderExcluirmeu nome é Gleise e te darei notícias o ano que vem. Vou iniciar uma nova etapa na minha vida. obrigada
ResponderExcluirCaro Pablo, Comecei me interessar na língua portuguesa com seu incentivo. Após assistir sua aula no presencial e você me indicou um livro de bolso chamado "gramática descomplicada" continuo os estudo.......abraço......Alfartanos FORÇAAAA.
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